Medicina e Segurança do Trabalho - (31) 3272-1081

Exame Admissional: Você Precisa Saber dos Seus Direitos

Exame Admissional 2021 medicina e segurança do trabalho

A empresa para funcionar é como uma roda gigante que não para jamais: Você vai descobrir como o exame admissional funciona na engrenagem dessa roda gigante. 

O empregador precisa do funcionário, que conquista o cliente, que compra o serviço. E para garantir que seu cliente esteja satisfeito, seus funcionários precisam estar motivados. 

Se motivação é sinônimo de saúde em dia para você, o seu empregado deve estar em apto com os seus atestados de saúde ocupacionais.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO, estabelecido na criação da sua empresa, tem o objetivo de proteger e preservar a saúde dos seus empregados. 

Neste programa, é obrigatória a realização de exames médicos em diferentes etapas de contratação, permanência e dispensa do empregado. 

Cada realização de exame gera um Atestado de Saúde Ocupacional — ASO. Portanto, os atestados de saúde ocupacionais que um empregado deve ter ao longo de sua carreira na empresa são:

  • admissional;
  • periódico;
  • de retorno ao trabalho;
  • de mudança de riscos ocupacionais;
  • demissional.

Neste artigo, vamos falar da extrema importância do atestado de saúde ocupacional admissional. 

Afinal, você não quer ganhar de presente, no dia em que estiveres deitado em sua cama relaxadamente um convite de ida à justiça não é mesmo? 

É claro que não! 

Então, vamos lá. 

exame admissional qualis

 

Por que realizar o Atestado de Saúde Ocupacional Admissional?

A primeira etapa para a entrada de um funcionário no quadro de empregados da empresa é o seu exame admissional. 

Garantindo uma contratação segura, a assinatura do contrato deve vir acompanhada de um atestado de saúde ocupacional, o famoso ASO admissional. 

Esse atestado é o resultado da avaliação de um médico do trabalho com registro do conselho regional de medicina regularizado.

Que sinaliza se o funcionário está apto ou não para exercer as atividades para quais está sendo contratado.

Funciona assim: o médico do trabalho irá solicitar exames de sangue e, se necessário, alguns exames de imagens, para verificar a saúde do empregado para o exercício de sua função. 

Com o resultado em mãos, o médico irá verificar se a saúde do empregado corresponde com os esforços necessários para a execução de suas atividades sem lhe causar prejuízos.

Por exemplo, imagine que sua empresa precise de um pedreiro para trabalhar com mestre de obra em uma reforma. 

Como contratante você precisa garantir que o seu provável funcionário possua uma boa condição física e psicológica  para fazer uma massa de cimento e colocar tijolo sobre tijolo. 

Não o tijolo sobre a cabeça de alguém. 

Ou, alguma atitude que prejudique ou integridade física dele ou de outros. 

Veja comigo, se para esta função você contrata uma pessoa que ao sentir uma dor terrível na coluna descobre uma hérnia de disco?

O funcionário sentirá dores constantes e você pode ganhar de presente uma visita na justiça pelos direitos trabalhistas. 

Nesse caso, temos duas situações: 

  1. Se na época do ASO o funcionário já tivesse a hérnia de disco, o ASO seria INAPTO para o exercício de suas funções como pedreiro. Então, a empresa não teria dado continuidade à sua contratação, ou o teria contratado para outra atividade.
  2. Se na época do ASO o funcionário não tivesse a hérnia de disco, o ASO seria APTO para o exercício de suas funções como pedreiro. Então, a empresa tem como obrigação apresentar ao funcionário os cuidados necessários a serem tomados para o exercício da atividade de modo a prevenir problemas de saúde e mostrar-lhe quais os possíveis riscos com relação à sua segurança com sua nova ocupação. 

Evite problemas e realize o exame admissional

Você garantirá a efetiva implantação de um programa de saúde ocupacional. 

É necessário acompanhar o bem-estar de seus empregados desde a contratação até sua dispensa.

Pois, além de legalmente necessário, isso também é uma forma de passar credibilidade para os clientes. 

 Assim a  empresa garante ao seu quadro funcional a segurança e a satisfação no trabalho, segundo as diretrizes da medicina e segurança do trabalho.

Gostou de saber mais sobre a importância do atestado de saúde ocupacional e o quanto isso pode ajudar sua empresa a evitar problemas?

Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos, donos de empresas, a se conscientizarem da saúde do empregado!

 

Medicina e Segurança do trabalho belo horizonte_Qualis
Compartilhar:

2 thoughts on “Exame Admissional: Você Precisa Saber dos Seus Direitos”

  1. Gostei muito do seu conteúdo sobre Exame Médico Admissional

    1. qualissst disse:

      Muito obrigado! Nos siga nas redes sociais para mais conteúdos como este. @qualisstsaude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Entre em contato pelo nosso WhatsApp